A Esfera Invisível


John Holland (“Emergence”, 1998)





(equações lineares)


(eq. não-lineares, no vars. muito alto)







Palazzo e Castilho (“Sistemas Complexos e Auto-Organização”)



  1. Formados por várias partes relativamente independentes


  1. Retroalimentados (‘feedback’ entre as partes e o todo)


  1. O todo é mais que a soma das partes (irredutível às partes)


  1. Relações de causa/efeito difíceis de serem determinadas


  1. Autogerenciados (ausência de controle central do todo)


  1. Equilíbrio meta-estável entre a ordem e o caos


  1. Há sempre troca de energia e massa com o exterior


  1. Adaptativos (podem ser capazes de ‘aprender’ e ‘antecipar’)


  1. Robustos (retirada ou adição de partes não destrói o sistema)





(Exemplo: o “Efeito Dominó”)



    1. Bola de neve descendo a montanha

    2. Vórtice

    3. Ciclone

    4. Terra (planeta)

    5. Estômago

    6. Colônia de insetos

    7. Floresta tropical

    8. Cérebro humano

    9. Aula de alfabetização

    10. ADUFLA

    11. Partido político

    12. Sociedade brasileira









  1. partículas sub-atômicas próton

  2. peças, engrenagens, mola relógio (?)

  3. moléculas orgânicas célula

  4. células fígado

  5. formiga formigueiro

  6. terrenos, plantas e animais floresta

  7. neurônios pensamento

  8. aluno e professor aula

  9. mulher e homem casal

  10. cidadãos insatisfeitos organização política

  11. indivíduos sociedade (ou, agente estrutura)





(é a base da teoria da evolução de Darwin)




Robert Axelrod (The Complexity of Cooperation, 1997)





  1. Indução (descoberta de padrões nos dados empíricos)

  2. Dedução (conj. de axiomas prova de consequências)



b) mas não prova teoremas


b) mas não são dados do mundo real





  1. fiel objetiva imitar fielmente sistemas do mundo real

  2. não fiel objetiva enriquecer o entendimento sobre os processos fundamentais (ferramenta de análise social)





Dilema do Prisoneiro Iterativo



  1. dois jogadores “jogam”, a cada vez, um contra o outro

  2. cada jogador pode cooperar ou não-cooperar (defect)

  3. Se os 2 decidem cooperar eles ganham 3 pontos

  4. Se os 2 decidem não-cooperar eles ganham 1 ponto

  5. Se 1 decide cooperar mas o outro nega, este último ganha 5 pontos, e o primeiro ganha 0 pontos









1a Rod. 2a Rod. 3a Rod.

4 x 4 x 4 = 64 histórias diferentes







  1. estratégias que estão acima da média deixam descendentes

  2. as que estão abaixo não deixam descendentes






  1. simulações foram feitas com 8 “representantes”, compondo um ambiente fixo

  2. as 11 estratégias foram mais efetivas que a TIT FOR TAT por causa do ambiente fixo